Níveis de Ensino

Ensino Pré-escolar

Áreas de Conteúdo

A definição dos conteúdos que o Colégio se propõe para desenvolver as capacidades refletidas nos objetivos desta etapa faz com que, atendendo ao currículo da educação pré-escolar, os conteúdos se apresentem organizados em três áreas ou âmbitos de experiência:

• Formação Pessoal e Social
  • Conhecimento do Mundo
  • Expressão e Comunicação

Em cada uma destas áreas, os conteúdos contemplam múltiplas conexões entre si. A ação educativa desenvolvida na escola aborda-se mediante atividades globais com interesse para as crianças, ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de realizar experiências que favoreçam a aquisição de uma grande variedade de conteúdos que ajudam as crianças a conceptualizar o mundo que as rodeia, num conjunto de significações comuns ao grupo social em que se desenvolvem.

Área Curricular

• Formação Pessoal e Social
  • Conhecimento do Mundo
  • Expressão e Comunicação:
- Educação Física
- Educação Artística (artes visuais, jogo dramático/teatro, música e dança)
- Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
- Matemática

• Inglês

• Ballet

1.º Ciclo

Componentes do Currículo

• Fazem parte da nossa matriz curricular as disciplinas de Inglês, Artes Visuais, Música e Educação Física, ministradas por professores especializados;
  • São ainda Atividades de Enriquecimento Curricular a Natação, o Coro, o Hip Hop e o Apoio ao Estudo;
  • Desenvolvemos um ensino moderno e inovador utilizando recursos multimédia com planificação própria;
  • Apostando no conhecimento que o aluno tem de si e das suas aprendizagens, todos os períodos, são realizadas autoavaliações, tendo os Enc. Educação conhecimento das mesmas.

Áreas Disciplinares

• Português
  • Estudo do Meio
  • Educação Artística
- Artes Visuais
- Música e Dança
- Expressão Dramática/Teatro
  • Educação Física
  • Inglês (3.º e 4.º ano)
  • Apoio ao Estudo

• Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Inglês (1.º e 2.º ano)

• Coro
  • Hip Hop
  • Sala de Estudo

2.º Ciclo

Componentes do Currículo

Como escola, privilegiamos aprendizagens através de recursos tecnológicos modernos, agradáveis e adequados ao desenvolvimento das atividades propostas. A formação ministrada no 2º Ciclo do Colégio Europa privilegia, além das várias áreas disciplinares, atividades de oferta complementar e atividades de enriquecimento curricular.
Além da formação académica a que nos propomos, consideramos importante o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos tornando-os indivíduos responsáveis e capazes de fazer escolhas corretas no futuro.

Áreas Disciplinares

• Português