Oferta Escolar

Curriculares

Inglês

A aprendizagem da língua inglesa é feita diariamente, a partir dos 3 anos de idade, por um docente especializado. As crianças aprendem através de atividades lúdicas, dinâmicas e divertidas. O conteúdo programático é baseado no currículo da University of Cambridge e, no final de cada ano letivo, são propostos exames oficiais mediante os diferentes níveis de ensino. Com este novo projeto pretendemos melhorar e facilitar a assimilação duma nova nova língua que será útil na vida escolar e futura dos nossos alunos.

TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação

Enriquecimento Curricular

Ballet - Companhia de Dança Paula Marques

Hip-Hop - Companhia de Dança Paula Marques

Orquestra Ofrr

Sala de Estudo

A atividade destina-se a todos os alunos, desde o 1º ao 6º ano de escolaridade e acontece diariamente, exceto à 4.º feira, das 16h45 às 17h30. O objetivo fundamental é apoiar o aluno na realização dos trabalhos de casa, para que desenvolva a sua autonomia e aprenda a criar métodos de estudo.

Alimentação

O almoço e o lanche são confecionados e controlados pelo Colégio, de acordo com as normas vigentes. As ementas são elaboradas mensalmente, tendo em conta os parâmetros nutricionais adequados às diferentes faixas etárias visando hábitos alimentares saudáveis.

Transporte

O Colégio Europa tem parceria com uma empresa que garante o transporte diário dos seus alunos. Os itinerários são fixados no início do ano letivo, havendo a possibilidade de reajustar o horário caso seja necessário.

Prolongamento

O prolongamento do horário letivo consiste numa componente não pedagógica de apoio à família, da qual, qualquer criança pode beneficiar dos serviços prestados. O prolongamento existe em 3 tempos: gratuito - das 7h30 às 9h00 | das 16h00 às 18h00  e com valor adicional - das 18h00 às 19h00.

Centro de Apoio

No Colégio Europa existe um Centro de Apoio com uma equipa de profissionais especializados que prestam apoio aos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, problemas comportamentais, emocionais ou alguma perturbação no desenvolvimento da fala. Desta forma, técnicos e professores e família trabalham em conjunto, permitindo um maior acompanhamento às crianças.

terapia da fala

• Treino de competências comunicativas;
  • Estimulação e desenvolvimento da linguagem;
  • Intervenção em perturbações específicas da linguagem;
  • Treino e correção articular.

psicologia

• Desenvolvimento de capacidades para melhorar a aprendizagem;
  • Aumento da motivação escolar e pessoal;
  • Desenvolvimento de competências cognitivas emocionais;
  • Autoconhecimento de interesses escolares, capacidades e vocações.

psicomotricidade

A psicomotricidade visa apoiar o desenvolvimento do processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo sustentada pelo movimento, intelecto e afeto.

dificuldades na aprendizagem

• Detetar as dificuldades de cada aluno e definir estratégias adequadas, envolvendo a família e professores em cada estratégia;
  • Adequação do método de ensino de forma a potenciar a aprendizagem e a ultrapassar as dificuldades sentidas;
  • Realizar um plano de trabalho quer de apoio emocional quer de reforço escolar.