Curriculares

Inglês

A aprendizagem da língua inglesa é feita diariamente a partir dos 3 anos de idade. As crianças aprendem através de atividades lúdicas, dinâmicas e divertidas. O conteúdo programático é baseado no currículo da Cambridge University e no final de cada ano letivo são proposto Exames Oficiais mediante os diferentes níveis de ensino. Com este novo projeto pretendemos melhorar e facilitar a assimilação duma nova nova língua que será útil na vida escolar e futura dos nossos alunos.

Expressão Psicomotora

Expressão Musical

TIC - Técnicas de Informação e Comunicação

Enriquecimento Curricular

Ballet - Companhia de Dança Paula Marques

Hip-Hop - Companhia de Dança Paula Marques

Judo - Escola Nuno Delgado

Catequese

Orquestra Ofrr

sala de estudo

A atividade destina-se a todos os alunos, desde o 1º ao 6º ano de escolaridade e acontece diariamente, das 16h30 às 17h30. O Objetivo fundamental é ajudar o aluno com os trabalhos de casa com autonomia, ensinar a estudar e a ser capaz de organizar o seu tempo, para que adquira hábitos de estudo.

alimentação

O almoço e o lanche são confecionados e controlados pelo Colégio, de acordo com as normas vigentes. As ementas são elaboradas mensalmente, tendo em conta os parâmetros nutricionais adequados às diferentes faixas etárias visando hábitos alimentares saudáveis.

transporte

O Colégio Europa tem uma parceria com uma empresa de transporte de crianças para o transporte diario dos seus alunos. Os itinerários são fixados no início do ano lectivo, havendo a possibilidade de reajustar o horário caso seja necessário.

prolongamento

O Prolongamento do horário letivo consiste numa componente não pedagógica de apoio à família, da qual qualquer criança pode beneficiar dos serviços prestados. O Prolongamento existe em 3 tempos: 7h30 às 9h | das 16h às 18h | das 18h às 20h.

Centro de Apoio

No Colégio Europa existe um Centro de Apoio com uma equipa de profissionais especializados que prestam apoio aos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, problemas comportamentais, emocionais ou alguma perturbação no desenvolvimento da fala. Desta forma, técnicos e professores e familia trabalham em conjunto, permitindo um maior acompanhamento às crianças.

terapia da fala

• Treino de competências comunicativas
  • Estimulação e desenvolvimento da linguagem
  • Intervenção em perturbações específicas da linguagem
  • Treino e correção articularia

psicologia

• Desenvolvimento de capacidades para melhorar a aprendizagem
  • Aumento da motivação escolar e pessoal
  • Desenvolvimento de competências cognitivas emocionais
  • Autoconhecimento de interesses escolares, capacidades e vocações

psicomotricidade

A psicomotricidade visa apoiar o desenvolvieto do processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo sustentada pelo movimento, intelecto e afeto.

dificuldades na aprendizagem

• Deter as dificuldades de cada aluno a definir estratégias adequadas, envolvendo a família e professores em cada estratégia
  • Adequação do método de ensino de forma a potenciar a aprendizagem e a ultrapassar as dificuldades sentidas
  • Realizar um plano de trabalho quer de apoio emocional quer de reforço escolar